Ir para o conteúdo principal

Executada pela empresa Piracicaba LARGO Arquitetura Obras de Restauro e Finalização da Catedral de Piracicaba chegam em fase conclusiva.

Importante patrimônio piracicabano avança nas obras que visam perdurar a longevidade do edifício

No dia 20/10/2023 veicularam nos jornais de Piracicaba matéria a respeito das obras de Restauro e Finalização da Catedral de Piracicaba realizada pela LARGO Arquitetura, sendo veiculadas no Em Foco, G1, Folha de Piracicaba, A Tribuna, tendo destaque na capa nos jornais Gazeta de Piracicaba e na Folha de Piracicaba.

Nessa matéria os diretores da obra Fernanda Armelin e Thiago Torina tiveram a oportunidade de compartilhar um pouco do histórico da construção da catedral de Piracicaba, e também de exemplificar o rigor técnico que esta sendo tomado em todas as etapas da obra.

Localizada no coração da cidade, a Catedral Sé de Piracicaba teve projeto do arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto, com características do estilo Neo Românico tardio. Benedito Calixto acompanhou a construção que se iniciou em 1946 perdurando até 1961.

Porém, durante a finalização desta construção o arquiteto teve de dividir sua atenção com seu outro grande projeto que se iniciara, a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, deixando algumas etapas inacabadas, como a pintura e a iluminação, que foram terminadas de maneira provisória na época.

Em 2019, cerca de 70 anos após o início de sua construção, foi iniciada a obra de restauro do edifício visando sanar as patologias naturais que surgem ao longo do tempo.

“As obras de restauro da Catedral se iniciaram no ano de 2019, tendo sido interrompidas pelo período da pandemia. Após esse período, a Diocese de Piracicaba priorizou a retomada das atividades pastorais e assistenciais, para então retomar agora em agosto de 2023 a parte final da obra.” Diz Monsenhor Ronaldo Aguarelli, cura da Catedral.

Essa nova etapa da obra de restauro é realizada pela empresa piracicabana LARGO Arquitetura, que em 2019 havia executado parte dos serviços de restauro dos bens integrados, sendo as colunas, elementos decorativos e portas.

“Para nós é um privilégio desenvolver esse trabalho de alto nível técnico neste edifício tão importante para nossa cidade, assim como continuar o legado deste grande arquiteto ” Fernanda Armelin, diretora da empresa.

A obra de restauro concluiu sua primeira etapa agora no mês de setembro, constituindo a parte mais bruta da obra, com o restauro dos pisos das naves laterais após a remoção dos jazigos, e a finalização do corredor central da nave.

“ Se tratando de uma intervenção de restauro onde abordamos elementos que já estão construídos, precisamos ser muito criteriosos na adição de novos materiais. O Piso do corredor central foi feito em Quartzito, a pedra natural mais dura e resistente disponível, porém, por se tratar de um material natural, tem variações que podem destoar do restante do conjunto. Por esse motivo, fomos até o local de extração dessas pedras definir as peças uma a uma para que compusessem um conjunto harmônico com o restante dos pisos e elementos da catedral. ”  Thiago Torina, diretor da obra.

Agora na segunda quinzena do mês, foi iniciada a segunda etapa da obra, onde estão sendo montadas as plataformas de trabalho em altura para a execução da pintura definitiva da catedral, assim como instalação de novo conjunto luminotécnico.

Durante a execução da obra, a Catedral permanece fechada ao público e as missas ocorrem no Salão Social da Paróquia, na rua Boa Morte, 1004, ao lado do edifício. Aos sábados e domingos excepcionalmente, dependendo do desenvolvimento dos trabalhos, as missas podem ocorrer na Catedral, sendo estas anunciadas pela paróquia.