[ficha técnica]

Pintura e Restauro da Catedral de Piracicaba

[Local]

Piracicaba – SP

[Data do projeto]

08/2022

[Data da conclusão]

12/2023

[Projeto e Obra]

LARGO Arquitetura

[Arquitetos Responsáveis]

Fernanda Armelin

Thiago Torina
Leo Rait
Rafael Lalla
[Serviços Complementares]

Iluminem Engenharia  – Instalações Eletricas

Vitrais Ton Geuer – Vitrais do Nartéx

[Área]

4.620m²

[Fotos]

Leo Rait

Restauro e Pintura da Catedral de Piracicaba

Localizada no coração da cidade a Catedral Sé de Piracicaba, projeto do arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto, traz características do estilo Neorromânico tardio. Benedito Calixto acompanhou a construção que se iniciou em 1946 perdurando até 1961.
Em 2023, cerca de 70 anos após o início de sua construção, foi iniciada pela empresa LARGO Arquitetura a  obra de restauro e intervenção do edifício visando sanar as patologias naturais que surgem ao longo do tempo e a adequação de elementos que nunca foram finalizados anteriormente, como a Pintura interna e o projeto Luminotécnico.

Projeto

No ano de 2022 o Projeto de Restauro foi encomendado pelo Monsenhor Ronaldo Aguarelli, cura da Catedral de Santo Antônio,  com a finalidade de dar continuidade à obra de restauro iniciada em 2019.

O projeto buscou a máxima valorização do bem histórico nos seus elementos arquitetônicos e artísticos. Se tratando destes elementos, dados por finalizados no período construtivo do edifício, foram adotadas diretrizes de preservação para a garantia da perpetuidade dos mesmos. As etapas que não apresentaram essa finalização no período em que a igreja deu-se por concluída, receberam uma proposta de intervenção em sintonia com esses elementos, destacando-os ainda mais.

Finalizado em agosto de 2022, o projeto foi submetido e aprovado no Conselho de Arquitetura e Arte Sacra da Diocese de Piracicaba e ao CODEPAC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba).

Obra de intervenção

A Execução da obra e administração das equipes complementares foi de responsabilidade técnica da empresa LARGO Arquitetura, que no ano de 2019 já havia executado o restauro de bens integrados na catedral.

A obra se iniciou em julho de 2023 e até agosto foram realizadas as intervenções civis compondo a finalização do piso do corredor central, remoção dos jazigos das naves laterais e restauro do piso original. A maior etapa, ocorrida entre setembro e outubro, se deu pela pintura das alvenarias e elementos internos através de plataformas de trabalho em altura, alcançando os 19 metros de pé direito da grande nave central. No mês de dezembro foram feitas as instalações dos novos mobiliários litúrgicos da igreja, concluindo a obra.

Adequação dos Pisos

Parte importante da intervenção foi a remoção dos jazigos instalados em 2012 nas naves laterais da igreja. Para a inumação dos Bispos da diocese adotou-se, a partir do projeto, o uso da Cripta original localizada no pavimento inferior da igreja. O preenchimento das lacunas deixadas pelos jazigos gerou um desafio técnico de nivelamento do piso e recomposição do acabamento em mosaico de travertino.

A finalização do piso do corredor central deu-se pela realização de um mosaico em pedra, traçado em moldes adequados aos elementos já existentes. Tal postura garante a continuidade estética do conjunto arquitetônico e seu processo de distinguibilidade se dá pelo material contemporâneo utilizado.

Se tratando de uma intervenção de restauro onde a maior parte dos elementos já estão construídos, as variações naturais que ocorrem nas pedras de quartzito, utilizadas para o mosaico, apresentavam, em partes, elementos que poderiam destoar do restante do conjunto. Para garantir total harmonia na proposta, a equipe da LARGO arquitetura esteve junto do fornecedor durante todo o processo de fabricação, selecionando as peças e suas partes.

Pintura e Luminotécnico

Etapa crucial da intervenção, por conta do trabalho em altura a ser realizado na nave central, a montagem das plataformas de trabalho foi um desafio tanto na logística, devido à localização central do edifício, quanto de operação, devido as numerosas equipes trabalhando em conjunto.

O Trabalho foi dividido em duas montagens, a primeira se deu no presbitério, pela complexidade geométrica da abside, e a segunda na nave central e coro por sua maior área de intervenção.

Anteriormente à pintura, foram realizadas novas intervenções de conservação das alvenarias sanando problemas ocorridos por intervenções anteriores. Tais medidas garantirão a maior conservação das camadas de proteção das alvenarias a longo prazo e conferem homogeneidade estética ao conjunto. A pintura por sua vez seguiu conforme projeto e criteriosa execução.

A instalação do novo conjunto luminotécnico aconteceu em paralelo otimizando a infraestrutura de trabalho em altura. Foram realizadas a redistribuição de circuitos e instalação dos novos equipamentos. A proposta, focada em iluminação indireta, criou um ambiente mais aprazível e harmônico com o conjunto, valorizando os elementos construtivos que são únicos da catedral, como as bossagens e o forro de madeira, além do convite à contemplação e oração, propício para um edifício religioso.

Mobiliário Litúrgico.

Por ser construída no período de transição das normas litúrgicas propostas pelo Concílio Vaticano II, a catedral era provida de um mobiliário litúrgico em madeira, entronizado para atender a demanda momentânea do novo rito. Por obediência às normas atuais, um conjunto de mobiliário em pedra foi proposto e o mármore Carrara foi adotado como material para sua execução.

Nesta etapa tivemos o prazer de utilizar as tecnologias mais recentes de prototipagem e fabricação digital para experimentar diversas linguagens projetuais, garantindo a melhor proposta e correspondendo à relevância que o edifício tem na comunidade. Buscou-se uma intervenção, que assim como o edifício, perdurará eternamente na vida e memória da comunidade piracicabana.

Após o projeto a fabricação das peças passou pelos mesmos critérios dos pisos, pois o Mármore Carrara, adotado no novo mobiliário, além de ser um material natural com variações também compõe o conjunto existente do Altar Mor, executado há cerca de 80 anos atrás. Ministrar uma intervenção desprovida de conflitos de materialidade, mas que se distinguisse do conjunto histórico, foi um desafio. Com uma rigorosa busca pelo lote ideal do material, conseguimos atingir um resultado harmonioso em relação ao conjunto, porém, munido de um olhar investigativo permite-se ao indivíduo a percepção das diferentes identidades construtivas dos mobiliários novos e antigos.

Conservação

Junto das intervenções de restauro e finalização, a Catedral passou por diferentes frentes de conservação. Internamente, o forro em madeira da nave central recebeu estruturas adicionais pontuais, instaladas na parte interna, com o propósito de evitar o empenamento de alguns montantes. Além disso, a face aparente do forro, passou por criterioso trabalho de limpeza.

As portas internas do nártex (chamadas de corta vento) passaram por processo de limpeza, remoção da película de proteção danificada e aplicação de verniz de proteção compatível com o existente, prolongando a conservação das mesmas.

Na parte externa do edifício foi realizada manutenção das janelas da ábside, com substituição de vidros quebrados, conservação dos caixilhos e telas protetoras. Foi feito também manutenção de todo o perímetro do telhado e calhas, respeitando o calendário de manutenções periódicas.

Demais Elementos

Foram trabalhados também, elementos artísticos de menor escala. Os intercolúnios de acesso do nártex à nave central, receberam vitrais autênticos de tipologia harmoniosa ao magnífico conjunto de vitrais já existente. Os contornos dos pequenos caixilhos de chumbo ilustram a figura de uma sequência de lírios abertos, um dos símbolos de Santo Antônio, padroeiro da Catedral.

Também fazem alusão à esta flor, os lustres confeccionados exclusivamente para este projeto. Com cerca de um metro de altura e noventa centímetros de diâmetro, os treze braços de cada lustre são fundidos em bronze no formato de lírios abertos e, nessa quantidade, lembram o dia do padroeiro.

Acima da Cátedra (Cadeira destinada ao Bispo de uma Diocese), foi confeccionado o brasão episcopal do Bispo Diocesano. A modelagem da peça contou com um processo de alta tecnologia para a realização da matriz, tendo sido feita a modelagem do brasão que foi então confeccionado em métodos de fabricação digital, posteriormente passando pelos métodos mais tradicionais da fundição artística em bronze.