Segundo Françoise Choay, um monumento transmite a herança de um conjunto social e rememora características únicas do passado deste, se tornando então, uma memória viva, que precisa ser conservada a fim de preservar a identidade própria desta sociedade, como defesa contra o traumatismo da existência, que constitui a garantia da origem e dissipa a inquietação gerada pela incerteza dos começos. A preservação de monumentos visa desacelerar a degradação, prolongar e salvaguardar um patrimônio, que transmite valores históricos e culturais, para que este possa contribuir para a compreensão da identidade e desenvolver uma dinâmica de usos de uma sociedade.
Estes monumentos, também são obras de arte e que estes são produtos preciosos pois constituem o patrimônio do desenvolvimento da humanidade, cuja preservação deveria ser de interesse e obrigação geral da sociedade. Sendo de suma importância, portanto, o resgate essas memórias que enfatizam a herança de uma nação que “não é apenas lembrança do passado, mas garante às sociedades atuais o sentimento de pertencimento, tão fundamental para a existência social” (Lima V. A., 2013).
Condições gerais:
O edifício da antiga Hospedaria dos Imigrantes de Santos, está localizada em uma área com uma ampla diversidade de usos, marcado principalmente pelos comércios locais e empresas vinculadas ao porto, habitações precárias de perfil vulnerável médio e alto e espaços abandonados. Este tipo de configuração não desperta o interesse de permanência da população e resulta em um fluxo de passagem, que somado ao patrimônio abandonado, tornam este espaço em uma área carente e ociosa.
Atualmente o edifício, encontra-se abandonado, em um processo contínuo de degradação, que passa a depravar o patrimônio e interferir de maneira negativa na dinâmica socioeconômica da área em se insere.>
Projeto:
As principais diretrizes de projetos adotadas para a recuperação do patrimônio são:
- Respeitar o máximo da matéria original
- Mínima intervenção na matéria
- Distinguibilidade e reversibilidade
- Recuperação sem falso histórico
- Intervenção contemporânea
O programa para o edifício consiste em um conjunto institucional com atividades educacionais e de lazer. Tais usos geram um fluxo ativo durante o dia todo, ampliam as condições de vitalidade urbana, e trás uma maior oferta de programas à região como um todo, revertendo então, a situação ociosa e precária atual.