[ficha técnica]

Capela Santa Isabel

[Local]

Piracicaba – SP

[Data do projeto]

02/2022

[Equipe]

LARGO Arquitetura

[Área]

518m²

Capela Santa Isabel

A Comunidade de Santa Isabel da Hungria tem como ponto central de encontro para as atividades litúrgicas uma capela, localizada na Av. das Ondas s/nº. Com o crescente número de fiéis, o pequeno espaço celebrativo se tornou insuficiente, levando a comunidade a se reunir nas dependências do salão ao lado.

Procurando atender a nova necessidade da comunidade, o presente projeto anseia o acolhimento de todos os fiéis em um ambiente apropriado e digno ao culto divino. A planta principal em Cruz latina, simboliza a peregrinação terrestre da Igreja Militante. Por ela somos salvos e nela somos guiados à Glória Triunfal. Nesta planta estão alocados a nave e o presbitério. Seu gabarito é elevado, evidenciando a importância do espaço sagrado.
Ao seu redor, as dependências estão acomodadas em apoios com gabarito mais baixo: Sacristia, Sanitários e um pequeno Centro Pastoral fazem parte desse conjunto. A fachada principal é composta por um pórtico central em concreto aparente coroado em forma triangular. Sobre ele, eleva-se a cruz. A materialidade do concreto aparente presente nos elementos da igreja remetem à robustez da pedra/rocha firme sobre a qual Cristo instituiu sua Igreja.
O pórtico abriga a porta principal com bandeira e rosácea. O círculo na entrada relembra a unidade, que deve ser buscada através do mistério pascal, simbolizado nas cinco chagas do vitral.

Croquis iniciais da disposição do altar
Croquis iniciais do partido do projeto

Espaço Celebrativo:

O Altar e o Ambão estão posicionados de forma alinhada e na mesma altura. Ao fundo, a Sédia, ladeada por dois assentos menores, se posiciona à frente do Sacrário. Uma ábside compõe todo o espaço, nela estão sete vitrais, simbolizando a plenitude da criação, intercalados por oito contrafortes, simbolizando a nova plenitude (sete elementos criados na plenitude da natureza mais o Um, manifestado em Cristo). Sobre eles e o altar, eleva-se o Crucificado, que pela sua paixão e ressurreição dá vida ao corpo da igreja.