Por Bens integrados compreende-se os elementos artísticos e ornamentais que fazem parte da concepção da obra arquitetônica, podendo estar ou não integrados à estrutura da edificação. Esses elementos correspondem às partes de caráter artístico (pictórico ou escultórico) ou ornamental que são agregadas ao monumento.
No caso da Catedral Sé de Piracicaba, os elementos integrados contemplados no restauro se dividiram em duas categorias de manufatura: Colunas – Base e Fuste: identificadas como uma técnica mista muito próxima do estuque marmorizado, buscando a imitação da textura do material pétreo. Capitéis, Arcos e demais elementos decorativos: executados em estuque tradicional, com baixo e alto relevo e acabamento em pátina. Essa técnica consiste no processo de modelagem de ornamentos executados manualmente e no local, usando uma massa com plasticidade suficiente, em tempo determinado, para quem o estucador possa executar seu trabalho.
Camilo Boito, importante arquiteto, restaurador e crítico italiano do século XIX, alerta que o processo de restauro deve respeitar a materialidade existente do bem e que, quando inevitável, deve ser ancorado em princípios fundamentais que contemplem a distinguibilidade das intervenções e seu caráter de reversibilidade. Para isso, os procedimentos que foram adotados seguem a relação: