[ficha técnica]

Espaço Mancino

[Local]

Americana – SP

[Data do projeto]

04/2019

[Equipe]

DRVO Arquitetura

[Identidade Visual]

Estudio Chova

[Área]

1.200m²

Espaço Mancino

Este é um projeto capaz de mostrar todo o escopo de atuação da Arquitetura. Inicialmente, a nossa Cliente nos procurou apenas para ampliar suas estruturas comerciais atuais no lote, antigas e pequenas construções sem muito valor. Através de muita cooperação entre as diversas disciplinas temos como resultado um grande Empreendimento capaz de causar um grande impacto na região.

 

Estratégia

 

O Terreno de 550m² na esquina da Av. 7 de Setembro com a Rua José Miranda representa uma das mais valiosas áreas comerciais da cidade de Sumaré, o qual a proprietária desejava construir uma estrutura comercial capaz de absorver melhor este potencial ante os inexpressivos comércios que este abriga atualmente.

Inicialmente, a intenção dos proprietários era apenas de produzir mais unidades comerciais, porem após uma leitura da legislação e dos potenciais construtivos para a área, provamos que a construção de um Centro Comercial que agrega valor a malha urbana como um todo pode ter um retorno financeiro muito maior. Ainda, a construção de tal edifício acontece em um período onde começa-se a comprovar o declínio dos grandes shoppings devido ao comercio digital, e os vetores comerciais físicos voltam a apontar para pequenos comércios espalhados nos centros urbanos.

Ainda, a estratégia de diversificar os usos do edifício através das unidades para Restaurantes no térreo deve não apenas trazer mais publico para o centro comercial, como também ampliar os horários de ocupação do edifício, valorizando as unidades comerciais que agora tem um público maior, e ampliando a vitalidade urbana agora que concentramos mais pessoas em um espaço de alta visibilidade, o que tende trazer cada vez mais publico para o centro comercial, criando um ciclo de crescimento.

O Desenvolvimento de tamanho empreendimento não seria possivel sem uma relação entre diversas disciplinas, pois é necessário que a Arquitetura, o Modelo de Negócios e a Identidade de Marca estejam muito bem alinhados para a máxima eficiência deste. Neste processo, tivemos uma grande colaboração do Estúdio Chova e da HUB32 Responsáveis por todo esse processo em conjunto ao desenvolvimento do anteprojeto arquitetônico.

Projeto

 

A Partir destas diretrizes os principais pontos considerados no projeto então seguem:

• Maximizar a área construida conforme previsto no zoneamento

• Criar uma dinâmica de usos capaz de intensificar o comercio na região

• Produção de um Espaço voltado as Classes “A” e “B”

Em um primeiro momento, a ampliação da área construida trás a necessidade da verticalização que requer um grande cuidado com os eixos de circulação verticais e seus respectivos impactos na dinamita de circulação em casa pavimento.