[ficha técnica]

Estação do TAV – Trem de Alta Velocidade

[Local]

Campinas – SP

[Data do projeto]

10/2017

[Equipe]

Fernanda Armelin

Rafael Lalla
[Área]

4.600m²

Conjunto de Mobilidade – Campinas

Nas cidades do Interior Paulista, a antiga estrutura das linhas férreas originarias no período da expansão cafeeira é um problema de escala urbana muito presente, que se agrava dado a posição de centralidade que estas tiveram com relação ao período de formação das cidades. Este projeto faz parte de um extenso desenvolvimento que busca propor soluções para a conhecida problemática da Região Central de Campinas, marcada não apenas peça extensa estação ferroviária em desuso, mas também por uma serie de problemas subsequentes

Condições Gerais:

A Região Central da cidade de Campinas, interior de São Paulo, tem um conhecido e amplamente estudado problema com relação a sua antiga estação ferroviária. Grande centro do interior paulista, esta era uma das maiores e mais importantes estações, hoje em desuso criando uma grande barreira de circulação a cidade. Dado sua característica de centro de transporte, as demais estruturas e mobilidade da cidade foram se desenvolvendo junto a esta, então a região hoje é a principal conexão de toda essa infraestrutura de Campinas, Abrigando em seu perímetro tanto o Terminal Rodoviário, quanto Terminal Urbano do Centro.

Para agravar a situação, a região ainda tem projeto para abrigar a Estação Campinas do Trem de Alta Velocidade (TAV) Rio-São Paulo, onde nenhum dos projetos apresentados agrega quaisquer qualidades a esta complexa região, apenas agravando a barreira a circulação presente. Atualmente, se verifica um intenso fluxo no perímetro da área, causado pela circulação de pedestres entre o Terminal Urbano e o Terminal Rodoviário.

 

Projeto

As principais diretrizes o Masterplan Urbanístico desenvolvido adotadas são:

• Abertura da área com possibilidades de caminhada, descaracterizando a barreira no sentido norte-sul que esta hoje representa.

• Criar Áreas caminháveis de qualidade integrando todos os modais de transporte que se encontram no perímetro da área.

• Preservar e Ocupar o Patrimônio Histórico presente na Antiga Estação Ferroviária.

• Criar possibilidade de usos diversos internos a área, aumentando o período e intensidade de ocupação, ampliando a vitalidade urbana.

A Partir deste Masterplan, foram realizados 3 projetos estratégicos: 1 A Estação do TAV e implantação de um centro acadêmico junto a antiga estação ferroviária. 2 Implantação de um centro Esportivo e Cultural junto ao ao antigo conjunto fabril anexo a Estação. 3 Readequação doo Terminal Urbano Central.

Quanto ao Conjunto que se instala na Antiga Estação Ferroviária, a opção por utiliza-la com estação do futuro TAV permite que não apenas sejam poupados recursos para a construção da estação, na medida que esta pode utilizar da abundante estrutura disponível da antiga estação com um mínimo de intervenção, mas que essa estação também interfira o mínimo possivel nas condições de circulação dos demais modais de transporte, otimizando a dinâmica da região como um todo.

A Opção por abrigar um centro acadêmico no conjunto busca trazer um intenso fluxo de estudantes na região, facilitado dado a grande infraestrutura de transportes presente. Um fluxo ativo durante o dia todo amplia as condições de vitalidade urbana, e trás uma maior oferta de programas a região como um todo, assim ocupando intensamente essa valiosíssima região central a cidade de Campinas.