Apresentação do Projeto de Restauro da Igreja São Benedito
Na quarta-feira dia 05/10, dia de São Benedito, a diocese de Piracicaba realizou a celebração de missa excepcional ao padroeiro, tendo início no largo em frente a Igreja de São Benedito na rua do rosário onde foi apresentado o projeto para o restauro da igreja, e em sequência seguindo para a Catedral onde foi realizada a celebração, com presença da Gazeta de Piracicaba, do Em Foco da diocese de Piracicaba, do Jornal de Piracicaba, da Radio Educadora e demais veículos de comunicação.
“Tivemos a oportunidade de utilizar neste projeto tecnologias e metodologia que são referências a nível internacional em termos de projeto de restauro e conservação do patrimônio” afirmou Thiago Torina, da empresa DRVO Arquitetura, responsável pela realização do projeto. Conforme elucidou o profissional, um projeto de restauro consiste em 3 etapas: A Identificação e Reconhecimento do bem, onde é feito levantamento histórico da cronologia construtiva do edifício em conjunto com desenhos técnicos do edifício “as-built”, assim como evidências construtivas das camadas de pintura através das janelas de prospecção; O Diagnóstico onde é aferido o estado de conservação de todos os elementos e alvenarias através de ensaios e análises laboratoriais; E a Proposta de Intervenção onde é feita a síntese de todos os levantamentos realizados resultando em uma nova configuração do edifício onde são sanadas todas as patologias identificadas sem perder a materialidade do edifício que faz parte da memória piracicabana.
O Projeto que foi finalizado em julho de 2021 e levou 10 meses para ser realizado, foi aprovado em sua integralidade pelo Conselho de Defesa do Patrimônio de Piracicaba (CODEPAC).
Para a realização da obra de intervenção que irá restaurar o edifício, a Diocese de Piracicaba inscreveu o projeto na lei de incentivo à cultura federal, onde empresas e pessoas físicas podem colaborar através do imposto de renda, onde está aguardando a liberação para a captação dos recursos. A captação de recursos é feita através da renúncia fiscal do imposto de renda, e pode ser feita por empresas privadas e pessoas físicas. Após o sucesso da estratégia de captação o período de obra total será de 24 meses.
Durante a execução do projeto haverão diversas contrapartidas sociais visando compartilhar o conhecimento do restauro com a comunidade local. “A participação da comunidade ajuda a garantir a conservação do edifício a longo prazo” afirmou o arquiteto Thiago Torina. Serão realizadas diversas palestras e oficinas durante a obra visando ampliar o conhecimento das técnicas construtivas empregadas. Os eventos serão direcionados a todos os públicos, sendo necessária inscrição prévia. Os temas, datas e método de inscrição serão anunciados após o início das obras.