Como construir uma Casa Sustentável?
A Construção de uma casa sustentável tem se tornado um objetivo de grande interesse tanto pelos moradores quanto pelos profissionais da indústria, que visam criar uma relação mais saudável com o meio ambiente, agregando valor a sua região como um todo e melhorando a qualidade de vida.

O que é uma casa sustentável?
A construção de um prédio ou casa sustentável deve atender a uma série de requisitos que analisam as diferentes formas de relacionamento da construção com seu entorno e com a utilização de recursos naturais. Há diversas entidades que analisam e certificam construções sustentáveis, a exemplo da Green Building Council. Uma certificação destas padroniza os parâmetros e torna viável medir diretamente os benefícios diretos e indiretos causados pelo emprego das técnicas sustentáveis. Para obter tal certificação, são analisados diversos parâmetros como:
Localização e Implantação de uma construção sustentável:
Talvez um dos principais pontos analisados, a localização do edifício ou casa sustentável, define como ela irá interagir todos os dias com o restante da cidade. Nesse ponto, é importante que ela esteja localizada próximo a serviços, mercados e transportes públicos, para que durante todas as atividades cotidianas que nos levam a sair de casa, seja possível fazer curtas viagens caminhando ou utilizando métodos de transporte coletivos que causam menos impacto ambiental.
Também é importante que estas estejam localizadas longe de áreas de preservação ambiental.
Uso Racional de energia e recursos em uma casa sustentável:
Já na implantação, também fica definido como a edificação faz uso da luz natural, que impacta diretamente no gasto de energia para iluminação.
Além disso, uma construção conta com diversos sistemas que utilizam recursos naturais, o mais amplamente utilizado é o sistema de energia, que deve ser pensado de maneira eficiente para que não haja desperdícios.
Cada vez mais as placas fotovoltaicas se popularizaram nas construções de pequeno a grande porte, possibilitando inúmeros beneficios ao sistema de energia.
O Aquecimento de água é outro item que consome muita energia, e pode facilmente ser substituído por um sistema de aquecimento solar que reduz drasticamente o impacto
A utilização de água potável também é um importante quesito, pois com a adoção de um sistema de cisternas é possível armazenar água das chuvas, que não é própria para consumo mas pode ser utilizada em atividades secundárias de limpeza.
A soma de todos esses sistemas além de diminuir o impacto no meio ambiente também pode abastecer a edificação momentaneamente em casos de escassez no fornecimento.
Materiais e Resíduos gerados em uma Construção Sustentável:
A etapa de obra de uma construção tem grande importância para que essa seja considerada sustentável.
Em uma obra convencional com alvenaria de tijolos e estrutura de concreto armado, é utilizada muita água, portanto a opção por estruturas de steel frame e madeira, considerados “obra seca”, auxiliam neste aspecto.
É importante que toda a madeira utilizada tenha certificação de origem de manejo sustentável, e tenha origem o mais próximo possível para evitar transporte de grandes distâncias.
O Manejo dos resíduos gerados deve ser levado em consideração para que estes além de minimizados ao máximo tenham descartes apropriados, e quando possível sejam reutilizados.
A importância da conservação na sustentabilidade.
Como mostramos que toda nova construção traz impactos ao meio ambiente, é importante ressaltar a importância da manutenção e conservação das edificações atuais. Desde o projeto, devemos considerar que o ciclo de vida de uma construção dura diversas gerações de ocupação, e deve atender a todas da melhor maneira possível.
Quando for absolutamente necessário que seja feita uma intervenção em um edifício histórico, o restauro se mostra uma das alternativas mais sustentáveis para adequação desses edifícios, pois evita o grande emprego de recursos que existe em uma nova obra, ainda mais em uma obra que envolve demolição.